02 November, 2009

Protestos em estudantis em Viena, Austria

Como falta informação em Português sobre o assunto, achei que era uma boa ideia escrever um pouco sobre o que se está a passar em Viena nas Universidades aqui no blog.
As fotografias que fiz da manifestação em Viena no passado dia 28 de Outubro também serão postas aqui.
Entretanto as diferentes organizações estão à procura de voluntários que traduzam e que escrevam diariamente um resumo das acções realizadas aqui na Universidade de Viena.


site oficial dos protestos unibrennt.at


Resumo dos acontecimentos

No dia 20 de Outubro um grupo de estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Viena fez uma marcha de protesto a propósito de uma nova reforma para os estabelecimentos de ensino superior austríacos.
Na quinta-feira, 22 de Outubro centenas de estudantes organizaram-se e ocuparam o auditório principal da Universidade de Viena (o Auditorium Maximum) com o objectivo de reclamar mudanças no ensino superior, nomeadamente as condições de acesso e propinas. Entretanto mais universidades mostraram o apoio e compreensão com os alunos no Audi Max. Mais salas noutras universidades foram ocupadas entretanto (a dia 2 de Novembro estas são):

- Hörsaal C1 da universidade de viena
- na Academia de Belas Artes
- nas Universidades Técnicas de Viena e Graz
- e nas Universidades de Graz, Salzburg, Linz, Innsbruck, Klagenfurt


Na manifestação de dia 28 de Outubro falou-se em 50.000 estudantes nas ruas em protesto, mas os meios de comunicaçao corrigiram o numero para 10.000.

Os alunos pedem:

1) Educação em vez de formação
(melhores planos de estudo)
2) Acesso livre ao ensino superior universitário
(para todos)
3) Democratização das universidades
4) Financiamento completo das universidades
5) A lei de Igualdade de Acesso universitário para Deficientes tem que ser
realizada em todas as universidades austríacas para criar um ensino sem
barreiras
6) Eliminação do emprego precário nas universidades
7) 50% de quota feminina no pessoal em todos os sectores da universidade


A todas as associções de estudantes de outras universidades (portuguesas ou brasileiras) pede-se que se solidarizem com os estudantes de Viena escrevendo uma pequena declaração para a seguinte morada: internationalpress.unsereuni@gmail.com

ou assinando a petição aqui


Nas aulas ocupadas há palestras durante o dia. Pode se acompanhar o que se passa no interior do Audi Max através de ustream canal unsereuni.
À noite há mostras de filmes ou concertos.

Os estudantes têm em frente ao Audi Max uma cantina improvisada chamada "cozinha do povo" (Volksküche) onde se pode entrar e comer sem ter de se pagar nada.
Há um cesto para se deixar dinheiro para contribuir para o funcionamento da cozinha, e também se aceitam alimentos e ajuda por exemplo na limpeza ou na preparaçao de refeições.

A maior parte dos estudantes organizou-se em pequenos grupos de trabalho em que qualquer pessoa interessada se pode dirigir para ajudar.
Há um grupo que lida com a imprensa e outro que lida com as traduções por exemplo.
Há o grupo das mulheres que se concentra em combater o sexismo e que dá abrigo às mulheres que não queiram dormir no Audi Max.
Há grupos no facebook, twitter e myspace que informam sobre possíveis acções.

O ministro das ciencias (na Áustria é o ministro responsável pelas universidades) não tem cedido aos pedidos dos estudantes, mas concedeu 34 milhões de euros extra ao orçamento para as universidades- o que é muito pouco em relação ao necessário, por isso os protestos têm continuado.

O reitor da universidade de Viena mostrou numa entrevista à rádio "Ö1" a sua compreensão com os estudantes, mas sublinhou também, que esta não foi a primeira ocupação do audi max e que houve outras no passado. Infelizmente o ministro das ciências tem cooperado pouco com os estudantes, embora já tenha havido tentativas de diálogo. Na opinião do reitor Winckler apenas o ministro poderá propor soluções para os estudantes em protesto, o que até agora não tem sido o caso.

Stream videos at Ustream

No comments: